2023 chegando ao fim e não podemos deixar de refletir sobre a influência que a inteligência artificial teve no nosso dia a dia. Seja para nos ajudar com tarefas na rotina ou até para montar um guia de viagem completo. Aliás, será que esses robôs também entendem de moda?

Os assistentes virtuais com inteligência artificial foram pauta de inúmeras discussões sobre o futuro e a tecnologia este ano. Algumas pessoas estão preocupadas com tamanha “facilidade” a nos auxiliar em tarefas do dia a dia, mas outras estão bem entusiasmadas com a inserção desses dispositivos. Tais acessórios começaram com ajudas mais simples, como programação de alarmes e informações sobre o clima, até atingirem um nível alto de conversação com o usuário. Hoje em dia, em teste, podemos perguntar qualquer coisa e receber uma resposta plausível para nossa dúvida. Mas e sobre moda: será que essas ferramentas sabem identificar as tendências que está por vir?
A Amazon Alexa, também conhecida simplesmente como Alexa, está nos alto-falantes inteligentes Amazon Echo, produzidos desde 2014. Com ela, podemos pedir músicas, cobrar um alarme ou lembrete, pedir para adicionar itens na lista de compras, saber a previsão do tempo, entre outras milhares de interações. Seu nome foi escolhido devido ao fato da consoante “x” ser entendida com alta precisão pelo aparelho. Talvez ela seja uma das IAs mais interativas do mercado, sendo que até contar histórias, ler notícias e dar dicas pessoais ela consegue.